PRÓXIMO PASSO

Implementando um plano de ação

Com o domínio do conhecimento necessário para explorar o mercado de ações é indispensável ter um plano de ação bem definido

Colocar no papel seus objetivos, como irá atingi-los, que estratégia irá implementar, qual o prazo do investimento e ter muita disciplina na execução do plano.

Segue algumas dicas finais que podem ajudar o investidor a formatar e executar de forma bem sucedida um plano de ação de investimento. Essa é a postura que deve ter um investidor de sucesso.

Investidores criam seus próprios caminhos
As pessoas de mentalidade investidora criam e conduzem suas próprias vidas. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que na vida delas nada acontece e que não é possível chegar lá. O investidor deve entender que um futuro com mais dinheiro só depende dele.

Jogar para ganhar
As pessoas de mentalidade rica/investidora entram no jogo do dinheiro para ganhar. Sabem dos riscos do mercado, entendem seus movimentos, respeitam sua grandiosidade, mas estão lá focadas a sair vitoriosas.

Assumir compromissos
As pessoas de mentalidade rica assumem o compromisso de serem ricas. Todo compromisso exige sacrifícios e aqueles que têm a mentalidade investidora estão prontos para enfrentá-los.

Pensar grande
As pessoas de mentalidade rica pensam grande. “Ah… mas eu só tenho R$ 3.000,00 para começar. É pouco, então prefiro comprar alguma coisa”. Esse pensamento jamais seria de alguém que tem uma mentalidade investidora.

Focalizar nas oportunidades
As pessoas de mentalidade rica focalizam oportunidades, não em obstáculos. Problemas sempre existirão.
Por exemplo: Se você está lendo essa seção do nosso site não deve ser um investidor experiente e deve estar ao menos curioso sobre o mercado. Não deve entender muita coisa sobre os movimentos dos mercados, não deve saber o que comprar/vender, quando comprar, quando vender (…) Calma!!! Você vai chegar lá.

Admirar os semelhantes
As pessoas de mentalidade investidora admiram outras pessoas ricas e bem-sucedidas, sem nutrir sentimentos como a inveja. O detentor na mentalidade investidora fica feliz quando um outro investidor faz uma boa operação pois sabe que certamente quando for a vez dele alguém também o estará ajudando.

Foco no Networking
As pessoas de mentalidade investidoras buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. Pessoas com as quais ele possa aprender, não só táticas operacionais, mas como lidar com ganhos e perdas.

Valorizar a própria imagem
As pessoas de mentalidade rica gostam de se promover e de serem promovidas. Ar de derrotado, lamentações, dentre outras atitudes negativas só atraem negatividade. A mente investidora foge desses padrões.

Agir grande
As pessoas de mentalidade rica são maiores que seus problemas.

Saber receber
As pessoas de mentalidade rica são excelentes ganhadoras mas também são excelentes perdedoras.

Foco nos resultados
As pessoas de mentalidade investidora estão observando sempre o retorno que terá com suas aplicações mas não se importam com o fator tempo. Sabem que ganharão, mas não trabalham com a hipótese de que isso ocorrerá da noite para o dia.

Planejamento
As pessoas de mentalidade rica planejam bem seus passos. Se um der errado, sempre existe um plano B.

Administrar bem o patrimônio global
As pessoas de mentalidade investidora administram bem o seu patrimônio.

Criar Renda Passiva
As pessoas de mentalidade rica põem seu dinheiro para dar duro por elas (criam a chamada “renda passiva”).

Agir, apesar do medo
As pessoas de mentalidade rica agem, apesar do medo.

Evoluir constantemente
As pessoas de mentalidade rica aprendem e se aprimoram o tempo todo.